sexta-feira, 27 de março de 2009

A minha ignorância me mata!



Quinta-feira, 19 horas, aula de Introdução ao Pensamento Sociológico. Assunto: O Pensamento Filosófico. Item: Platão.

Professora: Alguém já leu o Mito da Caverna?
Miúcha (em pensamento): Grito da Camélia, que isso, meu Deus?
Coleguinhas levantam a mão
Miúcha (em pensamento): Puta que pariu. Que que é essa merda? Esses 'bundas' todos já leram e eu nem sei o que é isso!
Professora: Coleguinha, tu que já leu, pode explicar para os colegas?
Coleguinha nerd: Posso. É assim: tinham uns homens presos numa caverna...
Miúcha (em pensamento): ah! é o Grito da Caverna, que burra!
Coleguinha nerd: ... daí eles estavam presos e tinha uma fogueira atrás deles. E eles só enxergavam as sombras deles nas paredes e achavam que aquilo era a realidade.
Professora: Que mais? Só isso?
Coleguinha nerd 2: Bla, bla, bla caverna, bla bla bla, fogueira, bla bla bla sombras. Daí um dos que estavam presos conseguiu se libertar e saiu da caverna. Chegando do lado de fora ficou ofuscado com a luz. Depois de um tempo ele começou a ver a realidade. Viu que tinha uma caverna, que ele tava preso. Resolveu voltar para falar pros outros mas eles não acreditaram. E acabaram matando o cara.
Professora: Isso mesmo, vocês explicaram muito bem.
Coleguinha nerd 3: O Conto da Caverna...
Professora: É o Mito
Coleguinha nerd 3: Isso, o Mito...
Miúcha (em pensamento): hum, é o Mito da Caverna, não o Grito da Camélia! Preciso escrever isso no meu blog quando chegar em casa. Quando chegar não vai dar, tem que ser amanhã. Tomara que eu não esqueça... isso foi muito engraçado, embora eu me sinta uma ignorante.
Coleguinha nerd 3: ... com o Mito o Platão quis dar uma alfinetada no Sócrates, era como se o cara que tivesse saído da caverna fosse o Sócrates.
Miúcha (em pensamento): hum! mas não entendi o lance da alfinetada... Eu achava q o Sócrates deveria ser 'o cara' por ter visto a realidade e ainda ter voltado pra falar pros outros. Acho q a coleguinha nerd 3 se expressou mal... ou eu sou muito tosca mesmo. Preciso começar a ler esses troços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário